segunda-feira, 6 de abril de 2015

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DE ENSINO RELIGIOSO

O encaminhamento metodológico da disciplina de Ensino Religioso pressupõe um constante repensar das ações que subsidiam esse trabalho, pois uma abordagem nova de um conteúdo leva inevitavelmente, a novos métodos de investigação, análise e ensino. O trabalho pedagógico proposto no nosso modelo de Ensino Religioso busca superar a pratica tradicional que marcam ainda a visão de nossos educandos levando-os a construir um modelo questionador.
O professor deve posicionar-se de forma clara, objetiva e crítica quanto ao conhecimento sobre o Sagrado e seu papel sócio-cultural. Assim terá o papel de mediador entre os sabres que o aluno já possui e os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula.
Para atingir os objetivos metodológicos, o professor deve estabelecer uma relação pedagógica frente ao universo das manifestações religiosas, conhecendo suas bases doutrinárias e praticas de seus fiéis, e na sala de aula, os conteúdos devem ser passados com clareza e detalhes, que possibilitem aos alunos assimilar esses conteúdos de forma simples e objetiva. É preciso respeitar o direito, a liberdade de consciência e a opção religiosa do educando, razão pela qual a reflexão e a análise dos conteúdos valorizarão aspectos reconhecidos como pertinentes ao campo e universo do Sagrado e a sua relação com a diversidade sócio-cultural.


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QUESTÃO 1
Após a leitura do item “Encaminhamento Metodológico” constante na Proposta Pedagógica Curricular da sua disciplina, pontue, a partir do mencionado nesse item, o que faz parte da sua rotina em sala de aula e o que não faz, explicando as razões.

QUESTÃO 2
O que precisa ser alterado / modificado para fins de atualização nesse item da Proposta Pedagógica Curricular de sua disciplina? Explicite o que precisa ser aprofundado de modo a expressar a realidade e almejar o alcance da concepção da disciplina.

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