segunda-feira, 6 de abril de 2015

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DE CIÊNCIAS

O conjunto de saberes do educando deve ser considerado o ponto de partida para o processo de ensino e aprendizagem, estabelecendo relações com o mundo do trabalho e com outras dimensões do meio social.
Conforme as Diretrizes Curriculares para a disciplina de Ciências - Ensino Fundamental – SEED-PR, na escola, se faz necessário uma ampliação dos encaminhamentos metodológicos na abordagem dos conteúdos escolares de modo que os estudantes superem os obstáculos conceituais oriundos de sua vivencia no cotidiano da Ciência deve ser investigativa em seu âmbito ‘Natureza”. Para possibilitar a produção do conhecimento científico, visto que neste caminho torna-se impossível a fragmentação do mesmo, resultante da investigação da natureza. Não existe uma única ciências que possa assegurar o estudo da realidade em todas as suas dimensões.
Assim, ao retomar a organização dos conteúdos e a relação entre as disciplinas, o educador deve priorizar aqueles que possam ter significado real à vida dos educandos. Os conteúdos devem possibilitar aos mesmos a percepção de que existem diversas visões sobre um determinado fenômeno e, a partir das relações entre os diversos saberes, estimular a autonomia intelectual.
Entendemos que o caminho ideal é o pluralismo metodológico, isto é o mesmo domínio de investigação cientifica poderá dispor de mais recursos. Partindo de um conhecimento não sistematizado desenvolvido na vida cotidiana do aluno do conhecimento sistematizado e pensado, discutido desenvolvido no âmbito escolar.
Devemos considerar no aluno a capacidade de solucionar problemas, desempenhar tarefas, elaborar representações mentais e construir conceitos com a ajuda de outras pessoas. Desta maneira, Vygostsky torna claros os dois níveis de desenvolvimento: Nível de desenvolvimento real, onde o aluno já sabe e consegue efetivamente desenvolver por ele mesmo e o nível de desenvolvimento potencial, o conhecimento que ele ainda não tem, mas poderá adquirir com intervenção de outras pessoas. Cabe ao professor compreender como fundamento do processo pedagógico o que o estudante realizar sozinho e futuramente aquilo que hoje realiza com as intervenções.
Portanto, a disciplina de ciências pressupõe a discussão os conhecimentos prévios sobre as problemáticas sócio-ambientais vivenciados pelos alunos. Nesse sentindo, as relações estabelecidas entre professor-aluno e aluno-aluno são determinantes na efetivação do processo ensino-aprendizagem, e para isto, há necessidade de leitura e conhecimento sobre metodologia de ensino para que as aulas de Ciências sejam dinâmicas, interessantes, produtivas, e resultem em verdadeira aprendizagem.
Ressaltam também que, pensar criticamente, ser capaz de analisar fatos e fenômenos ocorridos na natureza, relacionar fatores sociais, políticos, econômicos e ambientais exige do aluno investigação, leitura, pesquisa e análise de dados. No ensino de Ciências, diferentes metodologias podem ser utilizadas com este propósito. A metodologia de investigação, por exemplo, permite ao aluno investigar a realidade social, buscando respostas para solucionar determinados problemas.
É importante salientar o uso criativo das metodologias pelo educador, que será indispensável em todos os momentos do seu trabalho, bem como o olhar atento e crítico sobre a realidade trazida por eles.
Um outro aspecto, a ser salientado no trabalho docente como alternativa metodológica , é a utilização do material de apoio disponibilizado na instituição como: livro didático, livros de pesquisa, revistas, reportagens, multimídias, materiais específicos do laboratório de ciências, filmes, documentários, palestras relacionadas a temática trabalhada, maquetes e massas de modelar para modelos científicos.

A respeito do livro didático, propõe como material de apoio, e outros recursos que se fazem necessários, cabe ao professor, selecionar e adequar o material disponível mediante a realidade aluno e da instituição. Para evitar, que os conteúdos sejam organizados na rígida seqüência linear sistematizado nos livros didáticos propostos. É preciso, avaliada a relevância e a necessidade dos mesmos, bem como a coerência e a concepção do processo educativo.



_________________________


QUESTÃO 1
Após a leitura do item “Encaminhamento Metodológico” constante na Proposta Pedagógica Curricular da sua disciplina, pontue, a partir do mencionado nesse item, o que faz parte da sua rotina em sala de aula e o que não faz, explicando as razões.

QUESTÃO 2
O que precisa ser alterado / modificado para fins de atualização nesse item da Proposta Pedagógica Curricular de sua disciplina? Explicite o que precisa ser aprofundado de modo a expressar a realidade e almejar o alcance da concepção da disciplina.

14 comentários:

  1. Questão 1
    A necessidade de unir o conhecimento científico com a vivência do aluno é a nossa tarefa, em minha rotina diária faço uso do livro didático como apoio, não esquecendo de outros recursos, como: filmes, documentários, maquetes, visitas orientadas, etc.

    Raramente faço uso do laboratório de ciências, pelo fato de ter que sozinha, montar e desmontar a prática, sem auxílio de um laboratorista, com turmas que variam entre 33 alunos. Muitas vezes levo para a sala de aula os materiais.

    Questão 2
    Não vejo a necessidade de se alterar algum ítem da proposta, pois nós mesmos aprofundamos ou não um conteúdo conforme o achamos necessário, mas se aumentasse a quantidade de aulas dadas, conseguiríamos abrange-lo mais profundamente. Então cabe á nós detalhar mais um conteúdo de outro.

    Prof. Célia R. Fylyk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a minha colega quanto a questão do laboratório de ciências, pois precisamos de profissionais e estrutura no mesmo para que as aulas aconteçam de forma dinâmica e objetiva, visando a construção do conhecimento científico.

      Excluir
    2. E complementando, isso é uma falha da estrutura de governo quanto a política de educação, falha da mantenedora, que não é um órgão isolado, mas que respeita e obedece a chefia do governo, fazendo, assim, um empobrecimento da nossa educação, ou como temos ouvido "é pontual".
      Prof Rogério Larini

      Excluir
    3. Concordo a respeito do laboratório de Ciências de como ele enriqueceria as aulas. E que cabe a nós detalhar um conteúdo ou outro de acordo com as necessidades de nossas turmas.

      Excluir
    4. O uso do espaço do Laboratório de Ciências, fundamental para a prática científica, fica comprometido por falta de profissionais. O que é realmente uma pena, uma vez que não enriquece ainda mais as práticas pedagógicas dos professores.
      Pontuar isso mais uma vez mostra a necessidade de continuar insistindo pelo profissional capacitado, não é mesmo professora Célia?

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Considerar o saber prévio do aluno como meio de trabalhar os conteúdos não só aproxima o aluno do saber científico como faz que ele perceba a sua capacidade, pois a sua opinião foi considerada. O que ele sabe foi levado em conta e que o professor pode auxilia-lo a aprender mais sobre os conteúdos. O material de apoio pedagógico como vídeos, imagens, cartazes sempre é utilizado com o objetivo de estimular o aluno a formular questões em sala de aula buscando suas próprias respostas. O ponto de partida para desenvolver o conteúdo científico são as contribuições dos alunos, utilizando desta metodologia o objetivo é desenvolver cada vez mais a capacidade de participação, de formular opiniões, envolvendo o aluno no processo de aprendizagem, para que a mesma efetive-se.
    Quanto a Proposta Pedagógica Curricular não vejo o que pode ser mudado. Acredito que mudanças devem ocorrer na estrutura escolar, principalmente no desenvolvimento de aulas no laboratório de Ciências e Biologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considerar o saber prévio do aluno, isso é perfeito, ainda mais no meu caso, 9o. ano, em que a disciplina de ciências aparece como algo novo, sem a continuidade da biologia, mas nem por isso uma disciplina nova, com novos conhecimentos, onde o que se aprendeu em matemática faz-se essencial para o aprimoramento e compreensão do que se aprendeu e o que virá a aprender.
      Já na proposta pedagógica, ótima a sua observação quanto às aulas de laboratório, mas podemos lembrar que perdeu-se uma aula semanal para o início de 2013, o que prejudicou na aplicação de todo o conteúdo que se deve trabalhar, de maneira ainda mais clara.
      Prof Rogério Larini

      Excluir
    2. Gosto sempre de frisar que o conhecimento prévio do aluno é ponto de partida para o professor de Ciências, e todos os outros. Nunca de chegada!
      A metodologia em ciências contribui muito para essa compreensão, professora Marion.

      Excluir
  4. A minha rotina em sala de aula é, normalmente, aliar o conhecimento científico/específico com o que acontece à nossa volta no dia a dia, com a preocupação de que o aluno entenda e compreenda essa relação enfatizando, assim, a importância do conhecimento básico da disciplina de ciências para uma formação futura.
    O que realmente precisa ser alterado é a politica educacional, a grade curricular, o modo de ver a educação como evolução de uma sociedade. O aluno não deve se preocupar em, por exemplo, trabalhar nessa fase da educação básica, para tanto necessita-se de uma carga horária maior, mais aulas, um sistema de ensino de educação integral, com aulas práticas e apoio psicopedagógico haja as mais variadas formas de interesse do aluno para com a formação futura.
    Prof Rogério Larini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ponto é, realmente, fundamental que seja mantido em nossas pautas de discussão: políticas educacionais coerentes com as necessidades da escola.
      O professor, sem as devidas condições, tem seu trabalho pedagógico comprometido, não é mesmo professor Rogério?

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão1
      Procuro desenvolver o saber científico fazendo uma ponte com o conhecimento prévio do aluno. Ao iniciar um conteúdo procuro questionar o que sabem em relação a determinado assunto, e principalmente, fazer com que percebam que muitos dos assuntos e fenômenos discutidos estão acontecendo a nossa volta. Que existiram pessoas “curiosas” que decidiram entender e estudar esses fenômenos, sendo esses conhecimentos usados pela humanidade em diversas áreas. E que esses conhecimentos não são regras e que podem ser mudados no decorrer da história, principalmente na Astronomia. Como trabalho com os 6º anos também tenho um cuidado com a leitura, interpretação e desenvolvimento da capacidade de responder questões, pois esses conhecimentos serão importantes nas séries posteriores.
      Procuro usar o livro didático para a leitura e discussão dos temas, mas selecionando os conteúdos a serem trabalhados. Sempre que necessário também são utilizados exercícios de outras coleções. Pequenos vídeos são utilizados para enriquecer o conteúdo e filmes quando possível. Aulas práticas e trabalhos em equipes em sala são raramente realizados, pois as turmas apresentam um número grande de alunos. Como meus colegas já citaram seria imprescindível um laboratorista.
      Questão 2
      Também não acho necessário alterações na metodologia.

      Excluir
    2. De novo (mesmo correndo o risco de "chover no molhado") gosto de evidenciar o quanto as práticas pedagógicas em ciências têm de vantagem ao tratar o conhecimento prévio como ponto de partida. Mas também, compreender que nunca será ponto de chegada.
      Infelizmente, o número de alunos em sala dificulta essa prática, não é mesmo professora Andreia? Mas, felizmente, não impossibilita!

      Excluir