segunda-feira, 6 de abril de 2015

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - NOITE

Para fins curriculares, os saberes científicos, técnicos, operacionais, organizacionais e políticos que estruturam as atividades e as relações de trabalho seriam inter-relacionados com base nas respectivas disciplinas científicas ou escolares, tendo-se os processos de trabalho como horizonte de formação, mas com o objetivo de garantir aos trabalhadores o acesso aos conhecimentos universais historicamente construídos pela humanidade. Isso, muito além de possibilitar a realização de ações técnicas, possibilitaria ações políticas e a construção de novos conhecimentos. Em que medida, então, os conceitos científicos e tecnológicos devem organizar-se em programas escolares, orientados pela mediação da hierarquia escolar e para as segmentações disciplinares, ou devem ser construídos e reconstruídos em função da diversidade de horizontes de formação que devem ser atingidos e da heterogeneidade das situações de trabalho que os estudantes poderão enfrentar? Como garantir aos trabalhadores o acesso aos conhecimentos universais historicamente construídos pela humanidade e contribuir para que sejam competentes no seu exercício profissional? Malglaive (1995, p. 256) diz-nos que renunciar à definição dos objetivos de formação por meio da enumeração interminável dos “ser capaz de ...” não implica renunciar a qualquer ligação das atividades educativas com a situação de trabalho. Mas exige aceitar que os efeitos pretendidos pela prática pedagógica sobre essas situações podem se constituir no máximo como horizontes, cujos limites se alargam permanentemente na proporção das próprias aprendizagens.
Certo tipo de conhecimento pode ter pouca relevância na lógica interna de um corpo de conhecimentos, mas ser fundamental para o desenvolvimento de certos procedimentos operatórios. Outros, entretanto, podem ser de interesse teórico fundamental, mas não se relacionarem diretamente à atividade que serve de referência ao trabalho pedagógico. Sendo assim, seria inútil insistir no fato de que a seleção de conteúdos de ensino num conjunto de corpos de conhecimentos deva estar sob a influência direta e exclusiva da atividade considerada como horizonte da formação. Ela deve ir além disso: deve ser guiada por princípios epistemológicos, metodológicos e ético-políticos. Conciliar esses critérios coerentemente implica constituir um programa estruturado e organizado no tempo, ligado à natureza do processo de trabalho em sua totalidade e às relações sociais das quais os trabalhadores são sujeitos. Esse programa pode assumir formas diversas. Uma seqüência de atividades práticas, de problemas ou de projetos pode servir de ponto de partida à apreensão dos conteúdos a adquirir ou como momentos de consolidação dessas aquisições, estruturadas coerentemente com os conceitos científicos e tecnológicos fundamentais. Mas não serão exclusivamente os programas pedagógicos os responsáveis pela possibilidade de os estudantes apreenderem e construírem conhecimentos. A complexidade das relações pedagógicas vai além do que pode ser previsto e prescrito e nelas está uma infinidade de outras mediações fundamentais do processo ensino aprendizagem, não consideradas pelos documentos oficiais. Reconhecer que os projetos se confrontam com a realidade social concreta é princípio fundamental para compreender o dinamismo da escola e sua rebeldia histórica, que transforma e supera as normas exteriores em outros projetos que nascem legitimamente de seu próprio interior. 

 *Extraído de textos de Marise Nogueira Ramos

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QUESTÃO 1

Após a leitura do texto, pontue, a partir do mencionado nesse item, o que faz parte da sua rotina em sala de aula e o que não faz, explicando as razões. De que maneira você professor, pode levar seu aluno, a adquirir os conceitos básicos e necessários para sua formação profissional?


QUESTÃO 2


O que precisa ser alterado / modificado para fins de atualização na Proposta Pedagógica Curricular de sua disciplina do curso técnico? Explicite o que precisa ser aprofundado de modo a expressar a realidade e almejar o alcance da concepção da disciplina.

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